Standard and Poor’s eleva de estável a positiva a perspetiva de rating do ABANCA
- A agência de rating baseia a sua decisão na melhoria da rentabilidade recorrente do ABANCA
A agência de rating Standard and Poor’s melhorou a sua avaliação do ABANCA, elevando a perspetiva de rating de estável a positiva, como resultado da revisão anual da entidade. O rating de divida de longo prazo do ABANCA é de BB+, a uma notação do grau de investment grade, e o de curto prazo é B.
A agência teve em conta para a sua decisão o aumento continuo da rentabilidade recorrente que o ABANCA tem vindo a conseguir atingir, assim como as perspetivas sólidas de futuro num cenário macroeconómico de juros negativos.
A Standard and Poor´s destaca ainda a qualidade dos ativos do ABANCA, que se situam acima do setor bancário, e enfatiza ainda a adequada capitalização do banco e o perfil muito equilibrado da sua estrutura de financiamento.
Durante 2018 e 2019, o ABANCA conseguiu 13 ações de carácter positivo das 4 agências que seguem a entidade. Durante esse período de tempo, a S&P melhorou a sua perspetiva sobre o rating do ABANCA em 3 ocasiões. Atualmente, o ABANCA é investment grade pelas agências Fitsch y DBRS.