O ABANCA Portugal celebra em Lisboa a sua primeira Convenção
- 500 pessoas que formam parte da equipa do banco em Portugal reúnem-se em Lisboa sob o lema ‘Juntos inauguramos o futuro’
- Nesta data discutiu-se a estratégia do banco nesta nova etapa em Portugal e fez-se um agradecimento às equipas comerciais e aos envolvidos no processo de integração
- O evento contou com a participação do presidente do ABANCA, Juan Carlos Escotet Rodríguez, do CEO, Francisco Botas, do Diretor Geral do Negócio Internacional, Alfonso Caruana, o country head do ABANCA em Portugal, Pedro Pimenta, o responsável da área comercial, Nuno Leal
27.06.2019 Mais de 500 pessoas participaram ontem em Lisboa na primeira Convenção do ABANCA em Portugal. Esta convenção, cujo lema foi ‘Juntos inauguramos o futuro’, faz parte das atividades planeadas para Portugal para o arranque da nova etapa do banco no país depois da integração do Deutsche Bank PCB Portugal. O evento contou com a participação do presidente do ABANCA, Juan Carlos Escotet Rodríguez, o CEO, Francisco Botas, o diretor geral do negócio Internacional, Alfonso Caruana, o country head de ABANCA em Portugal, Pedro Pimenta, e o responsável da área comercial, Nuno Leal. Na sua intervenção, o presidente do ABANCA apresentou o processo de transformação levado a cabo pelo ABANCA desde 2014. “Somos uma das entidades com melhor perfil financeiro de Espanha, superámos todos os nossos objetivos de negócio e de resultados, alcançámos o rating de investment grade e crescemos em Portugal, Estados Unidos e Espanha”, destacou o Presidente do ABANCA.
26 de junho de 2019: data simbólica
A data da celebração desta Convenção do ABANCA tem um grande valor simbólico. No dia 26 de junho de 2014 o ABANCA iniciava a sua operação, e ontem, também no dia 26 de junho, exatamente 5 anos depois, o ABANCA inicia uma nova etapa de crescimento, com Portugal como uma das suas prioridades estratégicas para os próximos anos. “Portugal, para além de estar muito interrelacionado economicamente com Espanha, está a levar a cabo uma recuperação económica modelo em toda a Europa, e conta com grandes mais valias estruturais num país, como a solidez das suas instituições e os seus recursos humanos, que são muito qualificados”, explicou o presidente do ABANCA. Depois da integração tecnológica do Deutsche Bank PCB Portugal, Juan Carlos Escotet Rodríguez exortou os colaboradores do ABANCA a realizarem agora a “fusão cultural” dos melhores elementos de ambos modelos. Entre os atributos diferenciadores do ABANCA o presidente destacou o conhecimento e a experiência da equipa do banco, o seu posicionamento sólido nos segmentos de advisory banking e private banking, e a sua aposta pela inovação e tecnologia, a sua cultura de eficiência e de colaboração, a sua orientação ao cliente e a sua estrutura organizacional, que garante autonomia à tomada de decisões em Portugal.
Primeiros dias de atividade conjunta
O CEO do ABANCA, Francisco Botas, apresentou os pontos fundamentais do processo de integração “que se verificou sem qualquer impacto para os clientes”. Os primeiros dias de atividade conjunta demonstram uma grande aceitação da proposta de valor do ABANCA, destacando especialmente a rápida adoção pelos clientes dos novos canais digitais disponíveis, como a APP de mobile banking, o broker online ou a banca eletrónica. Francisco Botas destacou também a “prometedora posição de partida” com o qual o ABANCA inicia esta nova etapa em Portugal. O banco está presente em 16 dos 20 distritos portugueses através de uma rede de 70 pontos de venda, gere um negócio de 7.363 milhões de euros e serve 79.000 clientes particulares e empresas. “Somos a 10ª entidade por volume de crédito e recursos de clientes, e a 1ª entidade em advisory banking”, referiu o CEO antes de abordar a estratégia que o banco vai seguir no mercado português. “Vamos manter os nossos pontos-fortes, como a liderança em fundos de investimento e advisory banking, e potenciaremos os canais digitais e as capacidades de negócio nos segmentos de empresas e seguros”. O CEO do ABANCA destacou a importância da equipa para o cumprimento dos objetivos de crescimento marcados pelo banco para os próximos anos. Em frente a todos os colaboradores, Francisco Botas referiu-se à qualidade da equipa de profissionais do banco como “o maior ponto-forte do ABANCA”.
Reconhecimento à equipa
Além de servir para apresentar a identidade do ABANCA e a sua aposta em Portugal como mercado em crescimento, a convenção do ABANCA serviu para que os principais responsáveis do banco pudessem publicamente agradecer o trabalho levado a cabo na integração do Deutsche Bank PCB Portugal, um processo que durou vários meses e mobilizou uma equipa de 530 pessoas de vários países. No decorrer do evento foi também prestado um reconhecimento ás melhores equipas comerciais do ABANCA Portugal no primeiro semestre de 2019 em diferentes canais e segmentos do negócio (private banking, agencias, produtos de investimento, business banking, etc.)