ABANCA compra o EuroBic e consolida a sua posição em Portugal
-
O ABANCA triplica a sua presença no país e torna-se o oitavo maior banco em Portugal, com cerca de 18.500 milhões de euros de volume de negócio, 249 pontos de venda e mais de 300.000 clientes;
-
Esta operação potencia o desenvolvimento do negócio de empresas, de produtos de investimento e de poupança, bem como do negócio de meios de pagamento;
-
Os clientes do EuroBic vão beneficiar de uma rede comercial mais alargada e de novos produtos e serviços, bem como do dinamismo e da forte capacidade tecnológica do ABANCA;
-
O EuroBic é uma entidade rentável, sólida e solvente, com um ROTE de 15%, um rácio de capital CET1 de 15,5% e um LTD de 82%;
-
O acordo está condicionado à autorização das autoridades competentes.
Com esta operação, o banco reforça significativamente a sua presença em Portugal e torna-se o oitavo maior banco do país. O ABANCA vai quadruplicar o seu número de clientes, triplicar o seu volume de negócios e triplicar os seus pontos de venda no país.
Em 2018, o ABANCA adquiriu a rede de retalho do Deutsche Bank Portugal, o que lhe permitiu atingir 70 pontos de venda e um volume de negócio de quase 7.000 milhões de euros. Com uma equipa de 500 profissionais especializados em famílias e empresas, e na distribuição de fundos de investimento, o ABANCA Portugal registou entre janeiro e setembro de 2023 um aumento de 76% de novos clientes face ao mesmo período do ano anterior.
"No âmbito da nossa estratégia de posicionamento como entidade de vocação ibérica, Portugal sempre foi uma prioridade para o ABANCA. É uma das economias mais dinâmicas da Zona Euro e um mercado natural para nós devido à sua forte inter-relação económica e cultural com Espanha e, em particular, com as áreas geográficas de liderança do ABANCA", afirma Juan Carlos Escotet Rodriguez, presidente do ABANCA.
"Esta operação permite-nos otimizar a presença do ABANCA em Portugal e proporciona-nos um elevado grau de complementaridade em termos estratégicos. A operação trará sinergias claras em termos de receitas, um maior desenvolvimento na banca universal, um potencial de crescimento em fora do balanço e seguros, e um forte posicionamento no negócio de meios de pagamento", afirma Francisco Botas, CEO do ABANCA.
A operação representará 9,5% dos ativos totais do ABANCA, 10,1% dos seus empréstimos, 10,5% dos seus depósitos e 15,1% das receitas.
A conclusão da transação está prevista para junho de 2024. Posteriormente, será abordada a integração tecnológica na plataforma do ABANCA, para que os novos clientes possam beneficiar de toda a tecnologia do grupo.
Eurobic - Entidade rentável e solvente
O EuroBic é uma entidade com um perfil financeiro muito sólido. No final do primeiro semestre de 2023, apresentava um ROTE de 15%, um rácio CET1 de 15,5%, um rácio NPL de 4,0% (cobertura de 83%) e um rácio LTD de 82%.
O banco gere um volume de negócios de 11.658 milhões de euros, com um volume de crédito de 5.167 milhões de euros e depósitos de 6.280 milhões de euros. Dispõe de 179 pontos de venda e 1.400 profissionais com uma forte presença em todo o território nacional, gerindo uma base de 240.000 clientes (190.000 particulares e 50.000 empresas).
ABANCA - Um dos principais bancos ibéricos
O ABANCA é um dos principais bancos ibéricos e a instituição financeira líder no noroeste de Espanha. Com a incorporação do TargoBank, o ABANCA tem 779 agências em 11 países da Europa e das Américas, mais de 6.500 funcionários e um volume de negócios de 112.754 milhões de euros (46.067 milhões de euros em empréstimos, 53.285 milhões de euros em fundos de clientes e 13.402 milhões de euros em fundos fora do balanço).
O banco encerrou o terceiro trimestre de 2023 com um resultado líquido de 428,6 milhões de euros e uma rendibilidade da atividade económica (ROTE) de 13%, enquanto o rácio NPL e a cobertura NPL se situaram em 2,3% e 75,3%, respetivamente.
O ABANCA tem uma vasta experiência na realização bem-sucedida de operações corporativas, o que permite enfrentar com segurança esta operação, e assim garantir o sucesso da gestão da aquisição do Eurobic.