O ABANCA abre uma nova etapa em Portugal para crescer nos segmentos de private banking e empresas
- O ABANCA concluiu com êxito a integração do Deutsche Bank PCB Portugal, cujos clientes já recebem serviço através da plataforma ABANCA
- Esta operação preserva os pontos fortes do negócio adquirido e potencia as suas capacidades operacionais e de negócio mediante a aplicação do modelo ABANCA
- O ABANCA gere em Portugal um negócio de 7.363 milhões de euros (mais de 82.000 no conjunto de Espanha e Portugal) e presta serviços a quase 79.000 clientes, entre particulares e empresas
- O banco está presente em 16 dos 20 distritos portugueses através de uma rede de 70 pontos de venda
- O ABANCA é a primeira instituição financeira de advisory banking em Portugal e situa-se entre as primeiras dez em recursos de clientes e crédito
O ABANCA deu um importante salto em volume de negócios e implantação no mercado português após a conclusão da integração do Deutsche Bank PCB Portugal, entidade cuja aquisição foi anunciada em março de 2018.
Depois de concluído o processo durante o passado fim de semana, com total normalidade e sem impacto no serviço aos clientes, o banco abre uma nova etapa no mercado português. O ABANCA conservará as valências do negócio adquirido, como o seu posicionamento e prestígio no segmento private banking, e potenciará as suas capacidades operacionais e de negócio em áreas como a banca de empresas, os seguros ou a banca digital.
Negócio de qualidade
Após a integração, o ABANCA gere em Portugal um volume de negócios de 7.363 milhões de euros (mais de 82.000 no conjunto de Espanha e Portugal): 4.065 milhões de euros em recursos de clientes e 3.298 milhões de euros em crédito. Estes valores posicionam o ABANCA como a décima instituição financeira do mercado português, tanto em recursos de clientes, como em crédito. Além disso, o ABANCA é a primeira entidade de advisory banking. A entidade presta serviços a quase 79.000 clientes (particulares e empresas) através de uma rede comercial composta por 70 pontos de vendas nas principais localidades e centros económicos de Portugal.
Em Portugal o ABANCA conta com uma equipa local composta por aproximadamente 500 profissionais com uma vasta experiência no segmento dos clientes de alto valor. A gestão do negócio e a tomada de decisões será desenvolvida a partir de Portugal, através de uma estrutura de órgãos de governo autónoma no seio do grupo ABANCA.
Processo de integração
Todos os clientes já recebem serviço a partir da plataforma ABANCA em condições de plena normalidade. A integração, que foi desenvolvida sem qualquer impacto para os clientes, alcança 100% das aplicações, serviços e centros. Mediante a medição de 1.109 parâmetros verificou-se uma qualidade de 100% na transferência da informação. Pelo ABANCA o processo foi executado por uma equipa de 430 profissionais, que em conjunto investiram um total de 290.000 horas de trabalho. Todos os pontos de vendas e sedes corporativas já apresentam a marca ABANCA, que foi implantada em 2.500 suportes corporativos por uma equipa de 100 pessoas durante o fim de semana.
A integração conserva os principais pontos fortes de um negócio de retalho diferenciador no mercado português, especialmente no segmento do investimento. Os seus principais atributos nesta área são a sua posição de liderança na comercialização de fundos internacionais (com uma quota de mercado de 35%), a arquitetura aberta com acesso a 856 produtos das principais gestoras e os seus acordos com entidades de primeiro nível mundial.
Graças à sua incorporação no grupo ABANCA, os clientes, tanto particulares como empresas, já beneficiam de vantagens significativas, como o impulso ao financiamento dos seus projetos, um vasto catálogo de produtos financeiros e de seguros, novas capacidades de operações digitais, atendimento por equipas especializadas, etc.
O ABANCA em Portugal
O ABANCA atribui a Portugal uma importância especial nos seus planos a longo prazo, devido ao seu papel essencial no mercado ibérico e à sua inter-relação económica com Espanha, e igualmente aproveitará o seu valor no âmbito das melhores práticas de banca privada e o seu caráter de referência para o crescimento em Espanha.
A entidade, que dispõe de uma experiência prévia de 19 anos no mercado português, traçou como objetivo para 2021 alcançar um volume de negócios de 9.400 milhões e posicionar-se como um dos bancos de referência no país.
Para tal, apoiar-se-á num modelo inovador e diferenciador, de êxito comprovado. As suas características principais são o conhecimento das necessidades do cliente, a combinação de atendimento pessoal com banca à distância (online e telefónica), o serviço através de unidades especializadas, a simplicidade e transparência na contratação e gestão de produtos e serviços, e a orientação internacional, entre outros. Os clientes aos quais o ABANCA se dirigirá em Portugal são as empresas, e os particulares do segmento private banking.