Duas startups portuguesas participam na 4ª Edição do “Programa para Startups” do ABANCA Innova
- Das 10 startups que participaram no programa do ABANCA, duas são portuguesas (Jscrambler e Ydata).
- 10 Startups participaram durante uma semana em sessões intensivas de formação (Bootcamp).
- Mais de 40 profissionais do ABANCA ajudaram a detetar as necessidades e a focar a proposta de valor dos projetos.
Entre as 10 startups que participaram na 4.ª Edição do “Programa para Startups” do ABANCA Innova, duas são portuguesas: a Jscrambler e a Ydata. De 16 a 30 de Outubro de 2020, 10 startups oriundas de diferentes partes do mundo (Espanha, Portugal, Uruguai e México) participaram numa das jornadas intensivas de formação (Bootcamp) da mais recente edição do programa. Dado o atual contexto da COVID-19, as sessões foram realizadas à distância via videoconferência e nelas participaram mais de 40 profissionais de distintas áreas do ABANCA e empreendedores de diferentes empresas que explicaram aos participantes as chaves para o sucesso dos seus projetos. “O objetivo do Bootcamp é fomentar a inovação aberta e colaboração entre as distintas Startups participantes, procurando entre as Startups, aquelas que melhor se adaptem às necessidades do Banco”, explica Rosa Seoane, gerente do ABANCA Innova.
Um Bootcamp diferente e com distintos tipos de eventos
O diretor de Inovação do ABANCA, Eduardo Aldao, deu as boas-vindas a este novo programa de formação ABANCA Innova, no qual durante toda a semana, estas empresas puderam participar em diferentes tipos de eventos. Por um lado, através dos “Café Fintech”, tiveram a oportunidade de conhecer, pela voz de diferentes responsáveis do ABANCA Seguros e equipas de Investimento e Inovação do ABANCA, a estratégia do banco nestes âmbitos bem como o que é que o banco procura nas startups para avançar com os seus produtos. Nestes debates, participaram também várias startups que estiveram em edições anteriores como a aDooingIT, Micappital e Hola Lucas. Durante a sua intervenção explicaram como viveram o processo de desenvolvimento da prova de conceito dentro do programa para startups do ABANCA Innova.
Masterclass de dois casos de êxito: Aplazame e Kantox
A formação contou ainda com dois porta-vozes, empreendedores de sucesso como Fernando Cabello, fundador de Aplazame e CEO da Devengo, uma startup que conta com uma aplicação que permite a milhares de trabalhadores aceder aos seus salários ganhos a qualquer hora e dia da semana de forma instantânea, e Phillipe Gelis, CEO de Kantox, uma fintech espanhola especializada em câmbios. Fernando Cabello explicou, durante a sua masterclass, como se vive o desafio de integrar uma startup numa grande empresa. Por seu lado, Phillipe Gelis, falou de como iniciar, crescer e escalar um negócio para mais de 110 colaboradores e 10 milhões de euros de faturação. Foi uma grande oportunidade na qual as startups participantes aproveitaram para fazer muitas perguntas e esclarecer dúvidas em relação às suas próprias empresas.
Cara a cara com os responsáveis do ABANCA
Um dos principais momentos da semana de formação foram as reuniões “one-to-one” entre as startups e as quatro áreas estratégicas do ABANCA. Nestes encontros, foi possível discutir a hora de pensar nas provas de conceito como são a Inovação, Negócio, Participadas e Tecnologia. No total, realizaram-se 40 reuniões com mais de 40 profissionais do ABANCA, que ajudaram a detetar as necessidades e a focar a proposta de valor para que se adaptasse às necessidades do banco. Por último, a semana da Bootcamp terminou com jornadas de atualização, conduzidas por David Seoane, Comms&Communities manager na Fundinbox, que explicou como aproveitar os fundos europeus para realizar uma prova de conceito e Marco Nigiris, Diretor Manager da Fintech House Portugal, que apresentou aos participantes o ”Portugal Fintech Report 2020”. As 10 startups que participaram foram: Alice Biometrics, Moyo AI, Clinkky,Cobertoo, Clicksurance, KyCredit, Codecontract, Biometric Vox, Jscrambler e Ydata, sendo as duas últimas portuguesas.
Fase seguinte
Depois da realização do Bootcamp, o ABANCA irá selecionar as provas de conceito que irão passar à fase seguinte, com o objetivo de as validar mediante a prova de tração da startup e de alinhamento ao ABANCA. Durante todo o processo de desenvolvimento das suas ideias, as startups participantes tem à sua disposição um programa de benefícios que inclui a utilizção de espaços de coworking nas instalações do ABANCA Innova, o uso de Amazon Web Services e Google Cloud ou ferramentas de marketing digital, comunicação ou recursos humanos, que corresponde ao valor de mais de 150.000 euros