Moody’s aumenta em dois níveis o rating do ABANCA, para a categoria A, o nível de classificação mais elevado
- É a segunda agência de rating a atribuir a categoria A ao ABANCA, depois da DBRS em fevereiro de 2025
- O ABANCA registou seis subidas de rating financeiro nos últimos 12 meses

Alta resolução Será redirecionado para outro site e será aberto em nova janela
Esta decisão consolida a posição do ABANCA na categoria A, o nível mais elevado de classificação das agências de rating, ao qual tinha também ascendido em fevereiro deste ano após a melhoria atribuída pela DBRS.
A Moody’s fundamenta esta decisão nos sólidos níveis de capital e de rentabilidade do ABANCA, que superam as expectativas. Contribuíram igualmente de forma positiva o sólido perfil de financiamento do banco e a qualidade dos seus ativos.
Com esta subida agora anunciada, o ABANCA vê as suas classificações de rating melhoradas em seis momentos nos últimos 12 meses. As quatro principais agências de rating reforçaram a classificação do ABANCA neste período. No caso da Moody’s, a evolução foi particularmente expressiva, com uma melhoria total de três níveis.
A valorização nas classificações do ABANCA, reconhece a boa evolução do banco em todas as áreas, em especial ao nível da rentabilidade, solvência, qualidade dos ativos e solidez do balanço. As agências reconhecem ainda a eficácia da estratégia de crescimento seguida nos últimos anos e a robustez de uma franquia com dimensão ibérica.