ABANCA reforça negócio com a compra do Novo Banco em Espanha
- Com esta aquisição, o banco supera os 100.000 milhões de euros de volume de negócio.
- Banco aumenta o posicionamento em Espanha, especialmente em Madrid, como está previsto no seu Plano Estratégico.
- É a sexta operação corporativa do ABANCA desde 2014.
Após a operação, o ABANCA passará a ter um volume de ativos de 71.338 milhões de euros e a gerir 42.368 milhões de euros de crédito a clientes, 46.037 milhões de euros de depósitos e 11.789 milhões de euros de passivos fora do balanço. Contará com 6.312 colaboradores e 745 agências. O Novo Banco tem um volume de negócios de 4.287 milhões de euros. Dispõe de 10 agências, situadas em centros urbanos, especializados em banca pessoal, privada, de empresas e institucional. Tem uma equipa de 172 colaboradores e uma rede com 102 agentes financeiros especializados. A transação está sujeita às autorizações regulatórias correspondentes e à conclusão do processo de integração, uma área onde o ABANCA tem vindo a acumular experiência ao longos dos últimos anos.
Operação complementar ao negócio
Esta operação reforça o posicionamento do ABANCA em Espanha, especialmente em Madrid, e em segmentos que são estratégicos para o banco. O primeiro é o negócio da banca pessoal e privada, que cresceu nos últimos anos, tal como estava previsto no Plano Estratégico e com as aquisições da rede de retalho e private banking do Deutsche Bank em Portugal, do Banco Caixa Geral em Espanha e, mais recentemente, com a aquisição do Bankoa. O segundo eixo que será reforçado com a aquisição da rede espanhola do Novo Banco é a do negócio de empresas, especialmente nas operações fora do balanço e na atividade cross border. Além disso, o Novo Banco irá potenciar o crescimento do ABANCA noutras áreas, como é o caso dos seguros. Um negócio que está em pleno crescimento no ABANCA após o relançamento da companhia de seguros de vida e a criação do ABANCA Seguros, em conjunto com o Crédit Agricole Assurances, que já tem licença para operar e vai lançar os seus primeiros produtos próprios nas próximas semanas. As importantes sinergias desta operação vão permitir ao ABANCA avançar na melhoria da sua eficiência.
Sexta operação corporativa desde 2014
O ABANCA testou com sucesso o seu modelo de integração de outras entidades em operações corporativas realizadas nos últimos anos. A primeira foi a integração do Banco Etcheverría, em 2014. A compra do Popular Servicios Financieros aconteceu em 2017 e, em 2018, o ABANCA adquiriu o negócio de retalho e private banking do Deutsche Bank e comprou à Caixa Geral de Depósitos o seu banco em Espanha, o Banco Caixa Geral. Em 2020, foi adquirido o Bankoa e a sua integração no ABANCA será concluída no quarto trimestre de 2021.