ABANCA lança 4ª edição do programa de startups
- A iniciativa procura promover o desenvolvimento de novos projetos de negócios baseados em tecnologia nos setores de fintech, insurtech, regtech e cibersegurança.
- O ABANCA oferece aos empreendedores um vasto programa de acompanhamento que culminará no lançamento de um projeto piloto da sua ideia.
- As candidaturas devem ser apresentadas até 11 de Outubro através do website http://abancainnova.com/
- Na edição anterior, apresentaram-se 57 startups das quais 15 portuguesas. No bootcamp, participaram 19 startups das quais 4 portuguesas.

Alta resolução Será redirecionado para outro site e será aberto em nova janela
O ABANCA abriu hoje o período de inscrições para a próxima edição do Programa ABANCA Innova StartUp, uma iniciativa com a qual a entidade financeira pretende promover o arranque e o desenvolvimento de novos projetos empresariais baseados em tecnologia. "O Programa ABANCA Innova StartUp combina a abordagem inovadora e tecnológica do ABANCA como entidade financeira com o nosso compromisso na criação de tecido económico através da promoção do empreendedorismo", explica Rosa Seoane, gestora do ABANCA Innova.
O Programa ABANCA Innova para startups mantém a abordagem das suas três edições anteriores, ou seja, acompanhar os empreendedores no processo de desenvolvimento da sua ideia através de um extenso programa de formação que culminará com um projeto piloto que validará o seu modelo de negócio. Tal como nas edições anteriores, o programa também se destina às empresas em fase de arranque nos sectores fintech, insurtech, regtech e cibersegurança. Portugal é um mercado onde o ABANCA tem aumentado significativamente a sua presença nos últimos anos e, desta forma, este ano o programa também está aberto a empresas portuguesas. Na edição anterior, apresentaram-se 57 startups das quais 15 portuguesas, sendo que, no bootcamp, participaram 19 startups das quais 4 portuguesas.
Período de inscrição
O período de inscrições para participar no Programa ABANCA Innova StartUp começa esta quinta-feira, dia 10 de Setembro, e termina no próximo dia 11 de Outubro. O envio das candidaturas é feito através da página http://abancainnova.com/. Após o processo de receção e posterior análise das propostas, será feita uma seleção de 6 a 8 startups que darão início ao programa. As startups serão avaliadas pelos responsáveis das diferentes unidades de negócios do ABANCA sob quatro perspetivas: tecnologia, negócios, inovação e investimento. A partir desse momento, as startups selecionadas serão atribuídas a um patrocinador da área de negócios do banco que decidiu apoiar a proposta e trabalhará nos próximos meses na definição e execução do projeto piloto. O lançamento deste projeto piloto constitui o objetivo final do programa, uma vez que confere um valor decisivo aos empreendedores ao permitir-lhes testar a real viabilidade da sua ideia no mercado. Se os resultados forem positivos, podem ser estudadas possíveis formas futuras de colaboração entre o banco e a startup.
Primeiro o bootcamp
A primeira atividade em que participarão as startups selecionadas será um bootcamp que decorrerá entre os dias 26 e 30 de Outubro e que, este ano, excecionalmente, será realizado à distância. Ao longo dessa semana, o trabalho conjunto entre o ABANCA Innova e as startups será focado em conhecer as ideias participantes e definir as possibilidades de colaboração com o ABANCA. Além disso, as startups poderão assistir e participar em palestras e debates com profissionais do setor do empreendedorismo. As empresas participantes terão também a oportunidade de conhecer em primeira mão a atividade e o funcionamento do ABANCA. Para isso, serão organizados os chamados Fintech Cafés, nos quais participarão diversos executivos da entidade, como o diretor geral de IT, Informação, Processos e Operações, José Manuel Valiño, e o diretor de Marketing, Inteligência, Digital e Experiência do Cliente, Jorge Mahía, entre outros.
Outros benefícios e metodologia
Ao longo do processo de desenvolvimento das suas ideias, as startups poderão disfrutar de um conjunto de benefícios que inclui o uso de espaços de coworking nas instalações do ABANCA Innova, o uso de Amazon Web Services, Google Cloud ou ferramentas de marketing digital, comunicação ou recursos humanos avaliados em mais de 150.000 euros. Nas diferentes fases do programa, serão utilizadas metodologias ágeis que proporcionem flexibilidade e rapidez, o que economiza tempo e custos tanto para a startup quanto para a organização. Além de profissionais de diversas áreas de negócios do ABANCA e do ABANCA Innova, o programa conta com a participação da HubIN, empresa especializada em inovação e empreendedorismo.
Fim da 3ª edição
Coincidindo com o lançamento da nova edição, chegou ao fim a 3ª edição do Programa ABANCA Innova Start-up. MiCappital, HolaLucas e CardDynamic, os três finalistas selecionados entre as 19 propostas recebidas, lançam hoje os respetivos projetos piloto. Culmina, assim, o processo de desenvolvimento dos projetos, nos quais estas startups trabalharam em colaboração com o ABANCA nos últimos doze meses.