ABANCA conclui a integração do EuroBic com sucesso e reforça a sua posição em Portugal
- Durante o fim de semana foram concluídas a integração jurídica, a alteração da marca e a migração tecnológica da entidade adquirida para a plataforma ABANCA
- Todas as agências do ABANCA em Portugal estão a funcionar normalmente, bem como os serviços de banca online e móvel, e os clientes já contam com um catálogo de produtos e serviços mais amplo e diversificado
- Como presidente da Comissão Executiva, Pedro Pimenta será o responsável do ABANCA em Portugal
Serviços centrais de ABANCA Portugal en Lisboa.
Alta resolução Será redirecionado para outro site e será aberto em nova janela
Agência de ABANCA en Lisboa-República.
Alta resolução Será redirecionado para outro site e será aberto em nova janela
Agência de ABANCA en Lisboa-Pereira.
Alta resolução Será redirecionado para outro site e será aberto em nova janela
Agência de ABANCA en Lisboa-Oeiras.
Alta resolução Será redirecionado para outro site e será aberto em nova janela
Agência de ABANCA en Lisboa-Liberdade.
Alta resolução Será redirecionado para outro site e será aberto em nova janela
Agência de ABANCA en Lisboa-Amoeira.
Alta resolução Será redirecionado para outro site e será aberto em nova janela
O ABANCA concluiu a integração do EuroBic e encerrou definitivamente o processo que teve início em julho do ano transato, aquando da celebração do acordo de compra e venda. Durante este fim de semana ocorreu a integração jurídica, a migração tecnológica do negócio do EuroBic para a plataforma ABANCA e a mudança de marca das agências e ATM − as últimas ações que faltavam para a finalização do processo de integração, tendo todas estas etapas sido concluídas conforme planeado. Deste modo, o Banco inicia uma nova etapa em Portugal com o objetivo de reforçar a sua posição nos mercados português e ibérico.
“Esta operação proporciona-nos uma plataforma para continuarmos a crescer em Portugal de forma orgânica, posicionando-nos como uma entidade de referência para empresas e particulares através de um modelo bancário inovador e altamente tecnológico”, destaca o presidente do ABANCA, Juan Carlos Escotet Rodríguez.
“A qualidade da nossa equipa no país, que demonstra um profundo conhecimento do mercado portugués, aliada às nossas capacidades e abordagem especializada, permite-nos alcançar segmentos-chave na nossa estratégia através de uma proposta de valor diferenciada”, explica o CEO do ABANCA, Francisco Botas.
Integração bem sucedida
A integração do EuroBic é a de maior alcance no universo das dez integrações levadas a cabo pelo ABANCA nos últimos dez anos, demonstrando a sua capacidade de planeamento e execução deste tipo de operações.
Os clientes do EuroBic já estão a operar normalmente na nova plataforma e a beneficiar das vantagens que a adesão ao ABANCA lhes proporciona: um catálogo de produtos e serviços mais amplo e diversificado, bem como maiores capacidades tecnológicas. Destas, destaca-se a inteligência artificial generativa (IAG) no nosso website e banca móvel, para clientes e não clientes, através do serviço SOFia.
Em todas as fases desenvolvidas nos últimos dois anos, trabalharam 700 pessoas organizadas em 13 equipas, totalizando 410.000 horas de trabalho e 3.350 atividades realizadas.
As agências integradas neste fim de semana exibem, a partir de hoje, a marca ABANCA como sua única marca. A operação de rebranding envolveu uma equipa de mais de 250 pessoas, composta por colaboradores do Banco e técnicos externos.
Novo governo corporativo
A etapa que iniciamos em Portugal implica também mudanças societárias e de governo. A partir deste momento, o ABANCA desenvolve a sua atividade no país exclusivamente através da sociedade ABANCA Portugal, S.A.
O anterior responsável da Sucursal do ABANCA em Portugal, Pedro Pimenta, será o presidente da Comissão Executiva da entidade resultante do processo de integração. Com experiência no setor financeiro desde 1989, juntou-se às entidades de origem do ABANCA em 1999 para estabelecer a sucursal em Portugal, que dirigiu até recentemente. Entre 2003 e 2008, assumiu o cargo de diretor de Negócio Internacional e, posteriormente, liderou a integração do negócio adquirido ao Deutsche Bank.
Negócio rentável e de alta qualidade
Com esta operação, o ABANCA impulsiona fortemente a sua atividade em Portugal e posiciona-se como uma das principais entidades bancárias do país, um mercado estratégico para o banco enquanto entidade financeira com vocação ibérica. Após a integração, o ABANCA gere em Portugal um volume de negócios de 20.635 milhões de euros (8.757 milhões em crédito a clientes, 9.159 milhões em depósitos e 2.718 milhões em recursos fora de balanço) e conta com uma rede comercial de 230 pontos de venda distribuídos por todo o país. A carteira é de alta qualidade, com um rácio de morosidade de 2,4% e uma cobertura de 84,9%.
Do ponto de vista comercial, a operação é totalmente complementar, pois representa um maior potencial de desenvolvimento no setor bancário, pressupõe sinergias de receitas claras e fortalece a posição em linhas de negócio estratégicas, como fora de balanço, seguros e meios de pagamento.
A integração de negócio por aquisição tem sido um dos pilares da estratégia de crescimento do Banco desde o seu lançamento em 2014. O outro, é o crescimento orgânico que, nos primeiros nove meses deste ano, angariou 118 mil novos clientes em Espanha e em Portugal.