Fitch melhora rating do ABANCA e situa banco em grau de investimento
- Agência norte-americana baseia a sua decisão de subida em um nível do rating do ABANCA na melhoria contínua da qualidade dos ativos do banco e no fortalecimento das restantes áreas de negócio
- São já duas as agências que situam o banco num grau de investimento
- ABANCA continua em 2019 a tendência positiva do ano passado, em que recebeu 8 ações de rating positivas de quatro agências
A agência de avaliação Fitch Ratings elevou em um nível o rating de longo prazo do ABANCA, de BB+ para BBB-, o que situa a entidade financeira na categoria de grau de investimento. A instituição entra no grupo de entidades qualificadas com o grau de investimento pela Fitch, entre as quais se encontram os principais bancos nacionais.
A agência reconheceu o contínuo bom desempenho que o ABANCA tem vindo a mostrar desde a sua criação, em 2014. Em concreto, a Fitch reconhece que “a geração de receitas melhorou estruturalmente, impulsionada pelo crescimento do crédito e pelo maior volume de produtos fora do balanço”.
Adicionalmente, a Fitch Ratings baseia a sua decisão na melhoria da qualidade dos ativos, na sólida posição de capital e liquidez do ABANCA e no fortalecimento da sua franquia. A agência também valoriza positivamente as recentes aquisições do Deutsche Bank Portugal e do Banco Caixa Geral, na medida em que contribuíram para diversificar e reforçar a capacidade de geração de receitas.
A tendência ascendente mantém-se
O ABANCA inicia 2019 com a mesma linha de melhoria de avaliações seguida ao longo de todo o último exercício.
À ação anunciada hoje pela Fitch Ratings, junta-se a melhoria na avaliação das obrigações hipotecárias anunciada ontem pela S&P, que as situou na mais alta nota possível.
Num reconhecimento da sua boa evolução, o banco recebeu em 2018 um total de 8 ações positivas por parte das quatro agências que o avaliam.
Com esta ação, o ABANCA já conta com dois ratings na categoria de grau de investimento entre as quatro agências reconhecidas pelo Banco Central Europeu.