ABANCA reúne 6.000 colaboradores na Galiza para celebrar o seu 10.º aniversário e começar a traçar o seu futuro
- O presidente, Juan Carlos Escotet Rodríguez, e o CEO, Francisco Botas, lideraram uma Convenção que contou com a representação de onze países da Europa e da América
- O evento resultou num amplo impacto social e económico para a Galiza devido a toda a organização logística necessária
- A organização do evento seguiu critérios de apoio à economia local, sustentabilidade e inclusão social
A agenda do dia, de caráter marcadamente festivo, contou com intervenções do presidente do banco, Juan Carlos Escotet Rodríguez, e do CEO, Francisco Botas, que recordaram a evolução positiva do banco desde o seu lançamento em junho de 2014 e apresentaram as principais linhas estratégicas para os próximos anos.
“> Dez anos depois, voltamos a este mesmo local, palco da nossa primeira convenção, como uma entidade plenamente consolidada, competitiva, com personalidade, diferenciada e reconhecida pelo mercado”, destacou Juan Carlos Escotet Rodríguez.
“> Somos uma organização que pensa a longo prazo: temos pela frente um projeto de crescimento para desenvolver o nosso modelo como entidade financeira e continuar a fazer história”, referiu Francisco Botas.
Organização e logística
O evento com o qual o ABANCA celebrou o seu décimo aniversário representou um grande envolvimento organizacional e logístico que se traduziu num amplo impacto social e económico na Galiza. A organização do evento seguiu os critérios de apoio à economia local, sustentabilidade e inclusão social.
Quase 3.000 viagens, mais de 1.500 camas de hotel, dezenas de empresas contratadas, maioritariamente galegas, e cerca de 600 colaboradores que trabalharam antes, durante e depois do evento, são alguns dos números mais destacados da convenção que se realizou no sábado passado.
Dez anos de transformação
Desde o seu lançamento em junho de 2014, o ABANCA executou um amplo plano de transformação em governança, cultura corporativa, comercial e tecnológica que o posicionou como uma entidade com personalidade diferenciada no mercado, totalmente solvente, rentável de forma recorrente e comprometida com o seu meio ambiente e com a sustentabilidade.
Como primeiro passo, a entidade implementou um novo modelo de governance corporativo baseado no profissionalismo e nas melhores práticas das empresas cotadas. Esta decisão foi acompanhada pela criação de uma nova cultura corporativa baseada na qualidade, confiabilidade, responsabilidade e inovação.
Na área comercial, o ABANCA lançou um modelo de atendimento omnicanal que combina as vantagens da tecnologia com o tratamento personalizado; atualizou o seu catálogo com novos produtos e serviços simples, competitivos e inovadores, nas áreas de financiamento, poupança e investimento, seguros, etc.; renovou a sua rede com um novo modelo de escritório; e criou unidades especializadas para servir clientes com necessidades diferenciadas (banca privada e pessoal, agrícola e marítima, seguros, empresas, gestão de ativos, financiamento ao consumo, entre outros).
Crescimento
Nestes dez anos o banco tem vindo a crescer orgânica e inorganicamente com uma marcada vocação ibérica. A entidade multiplicou o seu volume de negócios por 2,1, a sua margem financeira por 3,2 e as suas despesas operacionais por 1,6, números que se refletiram na melhoria da eficiência.
Um dos principais instrumentos de desenvolvimento têm sido as aquisições realizadas, todas complementares ao modelo e estratégia da entidade e integradas com sucesso. Depois da recente integração do TARGOBANK, o banco está agora a finalizar a aquisição do EuroBic, com o qual irá triplicar a sua presença em Portugal e tornar-se um dos principais bancos do país.
O ABANCA investiu mais de mil milhões de euros em digitalização nos últimos anos, para criar projetos como o ABANCA Conecta ou o B100 e desenvolver novas capacidades como o ABANCA Assinatura ou a robotização de processos. Através da sua estratégia de inovação, a entidade multiplicou por cinco o número de clientes digitais e conta com uma das melhores aplicações de mobile banking do mercado.
A combinação destas iniciativas permitiu uma evolução positiva das taxas de prescrição e um aumento das quotas de mercado em todas as linhas.
Esta profunda transformação traduziu-se numa melhoria constante dos ratings atribuídos à entidade pelas quatro agências de rating que a avaliam. Todas elas colocam o ABANCA em grau de investimento.
Sustentabilidade
Esta boa posição em termos de ratings estende-se ao domínio da sustentabilidade, em que o ABANCA é o 8.º banco do mundo no ranking da agência Sustainalytics e obteve excelentes classificações da Moody's Analytics e da MSCI ESG Ratings.
Através do seu Plano de Ação para uma Banca Responsável e Sustentável 2021-2024, o banco alinhou a sustentabilidade com a sua estratégia de transformação, integrando no seu modelo (de gestão, de negócio e de riscos) aspetos ambientais, sociais e de governança (ESG). O banco prossegue um duplo objetivo: por um lado, incorporar práticas sustentáveis na sua operação como reorganização (utilização de energia proveniente de fontes renováveis, redução de consumo, reciclagem/reutilização, minimização de viagens, etc.), e, por outro lado, acompanhar os seus clientes nos seus processos de transição para a sustentabilidade.
Impacto na sociedade
Desde o seu lançamento como entidade financeira, o ABANCA colocou o compromisso social e o seu ambiente como uma das suas maiores prioridades.
Em primeiro lugar, o ABANCA tem um impacto positivo na economia devido à sua contribuição direta para o PIB. Também através da concessão de crédito, estimada em 56.504 milhões de euros entre 2013 e 2023. Outro nível do seu contributo é o da acessibilidade financeira, com apoio preferencial a grupos especialmente sensíveis, como os idosos.
O desenvolvimento de um projeto próprio do ABANCA constitui para o seu ambiente uma alavanca de geração de emprego qualificado e altamente tecnológico. A força de trabalho total do banco cresceu 50% nos últimos dez anos, chegando até aos 8.000 empregos. Além disso, a entidade promove significativamente a economia local através da contratação de inúmeros fornecedores em múltiplos setores.
Como entidade socialmente responsável, o banco desenvolve uma ampla atividade nas áreas da educação, cultura, ambiente, educação financeira, assistência aos idosos e desporto, tanto de forma direta através do ABANCA, como através da Afundación, a sua obra social. Este compromisso traduz-se numa forte dotação orçamental, mantida ano após ano, que até à data representa um montante total de 120 milhões de euros.