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ABANCA regista lucros recorrentes de 149 milhões, um aumento de 3,3%

  • ABANCA mantém-se como a entidade financeira espanhola líder na qualidade dos ativos, reduzindo a taxa de incumprimento para 1,9%
  • As receitas recorrentes cresceram 8,3% e compensam a menor atividade das operações nos mercados
  • O rácio Texas de 24,8% e a cobertura de ativos duvidosos de 88,5% demonstram uma elevada capacidade para enfrentar os desafios do contexto atual
  • Fortes níveis de capitalização, acima dos requisitos regulamentares: rácio de capital total de 16,3% e 1,406 milhões de CET1 acima do requisito
  • O volume de negócios situa-se nos 107.000 milhões depois de registar um crescimento de mais de 3.300, ou 3,2% anuais
  • O ABANCA alcançou os 79.000 novos clientes este ano
  • Durante este trimestre a estratégia de banca responsável centrou-se na responsabilidade social, educação financeira, educação universitária, empreendedorismo e sustentabilidade.
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03-11-2022
Resultados

Esta melhoria nos lucros foi impulsionada por uma maior contribuição do negócio recorrente (rendimento líquido de juros mais rendimento da prestação de serviços), que cresceu 8,3% e representa 94% da margem bruta.

O banco enfrenta os próximos trimestres, que terão lugar num ambiente macroeconómico de incerteza, com uma posição financeira sólida. Com uma cobertura de ativos duvidosos de 88,5%, um rácio Texas de 24,8%, um rácio de crédito malparado (NPL) de 1,9% e 0,3% dos ativos hipotecados no balanço, o ABANCA é o banco líder no sistema em termos de qualidade de carteira e cobertura de ativos. Tem também níveis robustos de capitalização (16,3% do capital total e 1.406 milhões de euros acima do previsto de rácio CET1 sobre as necessidades) e uma posição confortável de liquidez (rácio LTD de retalho de 93,6% e 14.228 milhões de euros em ativos líquidos).

Os progressos alcançados em termos da sustentabilidade, uma das principais linhas de trabalho do Banco, estão a ser apoiados pelo mercado. O ABANCA colocou com sucesso, no terceiro trimestre, uma emissão de obrigações verdes Preferenciais Sénior no montante de 500 milhões de euros. A procura superou em 2,4 vezes o montante emitido e mais de 100 investidores internacionais participaram, 80% dos quais do segmento ESG. Com esta emissão de obrigações, o banco cumpriu confortavelmente os requisitos do MREL estabelecidos para este ano.

Além da sustentabilidade, a estratégia de responsabilidade do banco concentrou os esforços neste terceiro trimestre em temas como responsabilidade social, educação financeira, formação universitária e promoção do empreendedorismo.

Crescimento da receita recorrente

Nos primeiros nove meses do ano, a atividade comercial do banco refletiu um crescimento sólido da margem financeira, que se situou em 538,3 milhões, e das receitas por prestação de serviços, que atingiram 210,9 milhões.

A margem financeira cresceu 7,8%, impulsionada pela evolução positiva das receitas comerciais, que aumentaram 12,3% numa base anual em ambos os casos. A melhoria de 9,7% nas receitas dos serviços foi repartida por todas as linhas: 2,4% nos serviços bancários, 17,1% na área de cobranças e pagamentos e 6,2% em ativos fora de balanço. De notar o forte crescimento na comercialização de seguros, que registou um crescimento de 11,3%.

Os custos foram condicionados pela incorporação da consolidação do negócio do Novo Banco, bem como pelos esforços feitos para impulsionar a geração de negócio através de novos projetos e o lançamento de uma ampla campanha de marketing de âmbito nacional.

A elevada qualidade dos ativos permitiu limitar as dotações para perdas com empréstimos (52,0 milhões de euros em Setembro) e refletiu-se no controlo do custo do risco, que se situou em 0,15%. A política de gestão prudente resultou também num rácio NPL de 1,9% e num rácio de cobertura de 88,5%.

Volume de negócios

O ABANCA gere um volume de negócios de 107.000 milhões de euros, com 46.044 milhões de euros em empréstimos e adiantamentos a clientes e 60.956 milhões de euros em recolha de fundos, após um crescimento de 3,2% nos últimos doze meses.

A carteira de crédito aumentou 3,5%, para 45.995 milhões de euros. Representando 40% do total, as famílias e as empresas são os principais entidades a quem foram concedidos empréstimos.

O crescimento dos recursos totais foi de 3,6%. Os depósitos dos clientes cresceram, também em termos anuais, 5,0% para 49.209 milhões de euros. Outros indicadores que expressam o dinamismo da atividade comercial do ABANCA são o aumento do número de clientes de valor (7,3%), cartões (1,4%) e terminais POS (7,7%).

Os ativos fora de balanço cresceram 8,2% (descontando o efeito de mercado). De salientar o serviço de gestão discricionária de carteiras, ao abrigo do qual o Banco gere um volume superior a 1.200 milhões de euros.

Os prémios dos seguros e dos seguros de vida cresceram 11,3% para 369,8 milhões de euros. A maioria das linhas registou aumentos de dois dígitos, incluindo 18% em proteção de pagamentos, 16% em automóvel, 15% em negócios e 11% em risco de vida. Esta forte dinâmica está enraizada na proposta de valor diferenciada que o Banco oferece aos seus clientes: atenção personalizada, agilidade na resolução de sinistros e os seus produtos inovadores. Entre 2021 e 2022, o ABANCA lançou os seus próprios produtos de seguros no automóvel, pagamentos protegidos, casa, vida e negócio.

Líder na qualidade de ativos

Mais uma vez, o ABANCA continua a ser o melhor banco do sistema financeiro espanhol em termos de qualidade e cobertura de ativos. A cobertura do crédito malparado foi de 88,5%, enquanto que a dos empréstimos hipotecários foi de 63,1%, elevando o rácio de cobertura total para 79,1%. O rácio do Texas foi de 24,8%.

Apesar do ambiente económico desfavorável, o rácio NPL foi de 1,9% e manteve-se muito abaixo da média do sistema. Os NPL diminuíram 2,0% nos últimos 12 meses (numa base comparável, excluindo o negócio adquirido ao Novo Banco em Espanha). Os empréstimos concedidos nas operações com garantia do estado para apoiar o tecido produtivo, num montante total de 3.568 milhões de euros, tiveram um desempenho comparável ao da carteira como um todo, com apenas 2,4% em empréstimos de cobrança duvidosa.

Posição de solvência e liquidez cómoda

O rácio de capital total da ABANCA foi de 16,3% (12,4% de capital de qualidade máxima CET1). Graças a uma estrutura de capital diversificada, o banco tem amplos amortecedores face aos requisitos estabelecidos: 376 p.b. (1.239 milhões de euros) em capital total e 427 p.b. (1.406 milhões de euros) em CET1. Com um rácio de 19,3%, um aumento de 142 p.b. no último trimestre, o banco cumpre confortavelmente os requisitos de MREL estabelecidos para 2022.

O ABANCA tem também uma sólida posição de liquidez baseada em depósitos de retalho, que, com 71% do total, são a principal componente da sua estrutura de financiamento. O banco tem um rácio de crédito para depósitos a retalho (LTD) de 93,6%.

O ABANCA tem 14.228 milhões de euros em ativos líquidos, equivalentes a 3,4 vezes os seus prazos totais previstos para a maturidade das emissões.

O rácio de financiamento estável líquido (NSFR) e o rácio de cobertura de liquidez (LCR) são de 127% e 259%, respetivamente.

Banca responsável

O trimestre trouxe novos marcos no desenvolvimento do Plano de Acão de Banca Responsável e Sustentável do ABANCA 2021-2024. O ABANCA centrou as suas atividades do trimestre nos temas de educação financeira, educação universitária, empreendedorismo e sustentabilidade.

Foi lançado o Programa de Educação Financeira 2022-2023, que inclui ações de responsabilidade social, formação para os idosos, educação financeira para jovens e crianças em idade escolar, e a promoção do empreendedorismo. Arrancou também o primeiro curso da Universidade Intercontinental de Negócios, que oferece quatro cursos, dois mestrados e várias pós-graduações, Educação Executiva, educação contínua e graus e programas InCompany.

No campo do empreendedorismo tecnológico, no terceiro trimestre foi lançada a sétima edição do Programa ABANCAInnova Startups, aberto a projectos fintech, insurtech, regtech e cybersecurity. Além disso, teve lugar o final da quinta edição e as provas de conceito da sexta edição.

O ABANCA desenvolveu múltiplas iniciativas baseadas no seu Plano Estratégico de Sustentabilidade com o compromisso de alcançar os seus objetivos. Entre elas estão eventos como a 3ª Conferência de Finanças Sustentáveis, um fórum de debate que reuniu entidades dos setores público e privado, entidades reguladoras, e representantes dos sectores bancário, segurador e de investimento. Por outro lado, o espaço Serrano 45, que representa um novo conceito de centro de serviço ao cliente baseado em tecnologia e sustentabilidade, recebeu a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) do U.S. Green Building Council e a certificação Zero Resíduos da AENOR, com base no seu design sustentável, eficiência e nível de reciclagem de recursos. A campanha para recuperar redes de pesca para uso desportivo 'Redes Vivas' recebeu o prémio de Compromisso Social Empresarial nos Prémios Inspiracionais 2022 do Interactive Advertising Bureau Spain, bem como o reconhecimento, na categoria de prata, da Melhor Demonstração de Finalidade de Marca Social nos Prémios para a Eficácia na Comunicação Comercial da Associação Espanhola de Anunciantes.

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