O ABANCA Portugal em conjunto com Afundación e Fundação José Saramago estabelecem parceria estratégica para promover Cultura, Direitos Humanos e Meio Ambiente
- Ações previstas no protocolo de colaboração incluem seminários, projetos formativos, programas de sensibilização e iniciativas culturais de dimensão transnacional

Francisco Botas (CEO do ABANCA) e Pilar del Rio (Presidenta do Conselho de Administração da Fundação José Saramago)
Alta resolução Será redirecionado para outro site e será aberto em nova janela

Da direita para a esquerda: Vera Figueiredo (ESG Associate do ABANCA), Francisco Botas (CEO do ABANCA), Pilar del Rio (Presidenta do Conselho de Administração da Fundação José Saramago), José Pinto Ribeiro (Membro do Conselho de Administração da Fundação José Saramago), Pedro Pimenta (Administrador do Eurobic – Grupo ABANCA) e António Sampaio da Nóvoa (Membro do Conselho de Administração da Fundação José Saramago).
Alta resolução Será redirecionado para outro site e será aberto em nova janela
Entre as ações previstas no âmbito do protocolo, incluem-se seminários, projetos formativos, programas de sensibilização e iniciativas culturais de dimensão transnacional. Cada projeto poderá contar com a colaboração de outras organizações públicas ou privadas, maximizando o seu impacto e alcance.
Este acordo de cooperação enquadra o relacionamento institucional entre as duas entidades e abre caminho à realização de programas partilhados e eventos públicos que reflitam os valores e os objetivos comuns. A parceria assenta numa visão humanista e transformadora do papel da cultura e da ação cívica, comprometendo-se ambas as instituições a fomentar o diálogo, a cidadania ativa e a sustentabilidade.
O protocolo hoje assinado terá a duração de cinco anos e estabelece, desde já, um compromisso mútuo com a divulgação das atividades realizadas, garantindo-lhes visibilidade junto de diferentes públicos e territórios.
“Esta parceria representa um marco fundamental na nossa missão de promover a cultura, a educação e os valores humanos. Unir forças com a FJS permite-nos reafirmar o nosso papel como agentes dinamizadores do desenvolvimento social e cultural, dentro e fora da Galiza, criando redes de cooperação com entidades de referência ibérica. Juntos, estamos a construir pontes que fortalecem o tecido social e inspiram um futuro mais justo, solidário e consciente”, considera o Presidente do ABANCA, Juan Carlos Escotet.
A Afundación atua como a fundação de responsabilidade social do ABANCA, com a missão promover atividades educativas, sociais e culturais que contribuam para uma sociedade mais justa e inclusiva, tanto na Galiza como além-fronteiras. Com foco no desenvolvimento integral das pessoas, a Afundación pretende ser um agente transformador, comprometido com o desenvolvimento social, cultural, educativo e com a promoção do envelhecimento ativo.
A Fundação José Saramago é uma instituição cultural cuja missão é preservar e promover o legado literário, humanista e cívico de José Saramago. Com sede em Lisboa e atuação nacional e internacional, a Fundação desenvolve iniciativas nas áreas da literatura, dos Direitos Humanos, da sustentabilidade e da educação, afirmando-se como um espaço de pensamento crítico e de intervenção cultural.
O acordo hoje celebrado foi assinado por Francisco Botas, CEO do ABANCA, e por Pilar del Rio, Presidenta do Conselho de Administração da Fundação José Saramago, e contou com presença de Pedro Pimenta, administrador do Eurobic – Grupo ABANCA. A parceria será posteriormente administrada por Sérgio Machado Letria, Presidente-Executivo da FJS e por Pedro Pimenta, administrador do Eurobic – Grupo ABANCA.