O ABANCA participa no lançamento dos Princípios de banca Responsável em Nova Iorque
- O CEO do ABANCA, Francisco Botas, assistiu ao ato oficial que foi celebrado este domingo na Assembleia Geral Anual das Nações Unidas
- Com a adesão a esta iniciativa global, o ABANCA coloca a sustentabilidade no centro do seu negócio e compromete-se a desenvolver e impulsionar ações em defesa do clima
- O ABANCA reforçou este ano a sua presença em Portugal e está entre os 10 primeiros bancos do país por recursos e crédito de clientes
O ABANCA tornou-se este domingo num dos Signatários Fundadores dos Princípios de Banca Responsável, a iniciativa financeira do Programa das Nações Unidas para o meio ambiente (UNEP FI). O CEO do banco, Francisco Botas, participou no lançamento global da Carta de Princípios, que teve lugar na Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova Iorque e que marca o inicio do acordo mais importante até à data entre o setor bancário e as Nações Unidas.
O ABANCA une-se assim a 130 bancos de todo o mundo e compromete-se a alinhar o seu negócio com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o Acordo de Paris sobre as mudanças climáticas.
O ABANCA é um dos bancos internacionais com maior presença em Portugal. Este ano deu um impulso significativo no mercado Português e situa-se já entre as 10 primeiras entidades financeiras do país por recursos de clientes e de crédito. Atualmente, conta com uma rede de 70 agências localizadas nas principais cidades do país.
Ao aderir à carta de Princípios de Banca Responsável, o banco materializa o seu compromisso de ter um papel ativo na criação de uma economia sustentável e liderar novas formas de estar no mercado financeiro no futuro. O CEO, Francisco Botas, assinalou durante o seu discurso “para o nosso banco, este passo supõe dar um grande impulso na sua estratégia de Responsabilidade Social Corporativa, que tem vindo a desenvolver desde o inicio, centrada nas boas práticas de governance, na igualdade de oportunidades, na educação, na cultura e no meio ambiente”.
Neste sentido, o ABANCA incorporou já as práticas de governance exigidas às sociedades cotadas e desde abril conta com o serviço Alpha Responsable, um serviço de gestão de carteiras de fundos de investimento socialmente responsáveis. O banco participa ainda em diversos projetos de energias renováveis Power Purchase Agreement (PPA) em colaboração com grandes empresas espanholas e noutros projetos verdes focados na renovação da frota pesqueira e na melhoria da eficiência energética no setor primário. Para além disso, o banco está a levar a acabo o processo de renovação das suas sedes e da sua rede de agências para torná-las energeticamente eficientes e implantou também politicas de transporte sustentável e papel zero.
O ABANCA considera que tal como expressa a Carta de Princípios, só uma sociedade inclusiva fundada na dignidade humana, na igualdade e no uso sustentável dos recursos naturais podem prosperar as pessoas e as empresas. Por este motivo, o ABANCA também vai reforçar a sua estratégia comercial para que esteja em coerência com este compromisso, e que os seus produtos e serviços contribuam para apoiar e acelerar as alterações necessárias na economia e o estilo de vida que são necessárias para cumprir o Acordo de Paris. Atualmente, o banco já disponibiliza aos seus clientes produtos específicos de financiamento a veículos eficientes e obras de reforma da casa que favoreçam a melhoria da eficiência energética e o uso de energias renováveis.
Princípios de Banca Responsável
Os Princípios de Banca Responsável foram desenvolvidos pela Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP FI), juntamente com um grupo de 30 bancos. Estes princípios foram apresentados em Paris em 26 de novembro de 2018 e o seu lançamento global teve lugar este domingo dia 22 de setembro.
Este documento inclui o compromisso dos 30 bancos signatários em 6 áreas: alinhar a estratégia comercial dos bancos com os ODS e o Acordo de Paris sobre as alterações climáticas; aumentar os impactos positivos da atividade; dos produtos e dos serviços bancários e reduzir os negativos; trabalhar com os clientes para incrementar práticas sustentáveis e favorecer atividades económicas que criem prosperidade que possa ser partilhada entre as gerações atuais e as futuras; colaborar de forma proactiva e responsável com as partes interessadas para atingir os objetivos da sociedade de uma forma integrada; contar com um governance de empresa efetivo e uma cultura de banca responsável; rever periodicamente a implementação individual e coletiva destes princípios e ser transparente e responsável nos impactos positivos e negativos e a contribuição para os objetivos da sociedade.
Mais informação sobre os Princípios de Banca Responsável e os documentos podem ser consultados aqui web de UNEP FI.