O ABANCA Innova seleciona as portuguesas DataXL, LOQR e Utrust para o seu “Programa para Startups”
Três startups portuguesas participaram no Bootcamp presencial organizado no âmbito da terceira edição do “Programa para Startups ABANCA Innova”. No total, 19 startups oriundas de Espanha, Portugal e Suíça, participaram nos dias 11 e 12 de dezembro, neste evento que teve lugar na Corunha, na sede do ABANCA Innova. Durante esses dois dias de intenso trabalho, receberam palestras de especialistas em empreendedorismo e da equipa do ABANCA, que os ajudaram a definir qual será a forma de colaborar com a entidade em busca da prova de conceito a desenvolver.
Nestas jornadas de trabalho, empresários de renome, como Eduardo Martínez García, fundador e CEO da LUM, uma app que oferece ferramentas para mudar a forma de oferecer serviços ligados à banca comercial, e Lorenzo García Tamarit, CEO da TheLogicValue.com, empresa de software financeiro, deram sessões formativas aos participantes. Adicionalmente, Augusto Santos, CEO da Fintech Portugal, apresentou a sua visão sobre o ecossistema das fintech em Espanha e Portugal.
As startups selecionadas, ficaram a conhecer a estratégia de inovação do banco, apresentada pelo diretor geral de IT, Informação, Processos e Operações, Jose Manuel Valiño, e pela diretora de Marketing, Susana Ortiz.
Durante os dois dias do Bootcamp, as startups também tiveram também a oportunidade de apresentar os seus projetos às diferentes áreas de negócio, tecnologia, investimento e inovação do banco, com o objetivo de demonstrar que a sua proposta de valor atende às necessidades da entidade e assim poderem passar à fase seguinte do programa. Mais de 30 mentores do ABANCA também os ajudaram a identificar necessidades e focarem a sua proposta de valor para se adaptarem às necessidades do banco.
Após essas duas sessões, o ABANCA decidirá se devem ou não continuar com as provas de desenvolvimento de conceito. No prazo de uma semana, todos os projetos que participaram no Bootcamp irão receber feedback do ABANCA sobre a viabilidade do seu projeto. As propostas que continuarem, passarão a ser desenvolvidas com a ajuda da equipa do ABANCA Innova e da empresa HubIN.
As startups que participaram neste Bootcamp foram: Micappital, InvestSuite, Subscription, ZM Algorithmic, OWE Money Manager, Finweg, Invisible Collector, Card dynamics, Lucas, NewRalers, Utrust, Infra, Iron Chip, Data XL, Pibisi, Gohu, LOQR, iCommunity e Imotion Analytics.
Mais convocatórias em 2020
Esta terceira edição do “Programa para Startups ABANCA Innova”, tem como principal novidade que, ao longo de 2020, serão feitas novas convocatórias para startups, que terão a oportunidade de apresentar o seu projeto.
Nas duas primeiras edições, o “Programa para Startups ABANCA Innova” recebeu 67 candidaturas para projetos empresariais de base tecnológica, orientados para os setores de fintech, insurtech e regtech.
Depois de passarem a fase de seleção, nove deles irão iniciar um processo de acompanhamento elaborado pelo ABANCA Innova com o objetivo de ajudá-los a construir o seu projeto. Senseitrade, na primeira edição, e DooingIT, na segunda, foram as duas startups que chegaram à fase final do programa.
Com o lançamento desta terceira edição do “Programa para Startups”, o ABANCA Innova consolida a sua vocação como centro de atividade multidisciplinar que visa promover o desenvolvimento da inovação e da tecnologia.
Desde a sua criação em 2017, o ABANCA Innova organizou cerca de 180 eventos com mais de 2.000 participantes, dos quais 950 empresas participaram, sendo 400 delas empresas emergentes.