Fitch melhora rating do ABANCA em um nível
- A agência melhora o rating de emissor a longo prazo do ABANCA de BBB- para BBB, com perspetiva estável.
- A Fitch Ratings baseia a sua decisão nas melhorias na rentabilidade, qualidade de ativos e capitalização, bem como na execução bem-sucedida das operações corporativas.
- É a terceira melhoria de rating recebida pelo banco desde novembro de 2024.

Alta resolução Será redirecionado para outro site e será aberto em nova janela
As melhorias estruturais na rentabilidade, qualidade dos ativos e capitalização do ABANCA foram decisivas para esta decisão, que também reconhece o sucesso da execução das operações corporativas.
Da mesma forma, a agência de rating elevou o rating de emissor a curto prazo, que passa de F3 para F2, o rating de viabilidade, que passa de bbb- para bbb, o rating de dívida sénior preferencial, de BBB- para BBB, o rating Tier2, de BB para BB+, e o rating dos instrumentos AT1, de B+ para BB-.
Rentabilidade, qualidade dos ativos e capitalização
Como um dos principais fatores, a Fitch baseia a melhoria do rating do ABANCA no posicionamento ibérico da entidade, bem como na melhoria do seu perfil financeiro. A agência destaca ainda o sucesso na execução das operações corporativas nos últimos anos, a última das quais, a aquisição do EuroBic, que deverá ficar concluída em 2025. O foco no financiamento de empresas, com uma quota de mercado superior aos seus pares; a qualidade dos seus ativos, com um taxa de morosidade de 2,6%, inferior à média do setor, e com coberturas próximas de 80%; a rentabilidade estrutural, apoiada entre outros fatores pelo crescimento do negócios e pelas sinergias geradas pelas integrações; os níveis adequados de capitalização; e uma base de depósitos de clientes estável e granular, complementada pelo acesso adequado aos mercados retalhistas, são outros dos fatores reconhecidos pela Fitch na sua decisão.
O aumento aplicado pela Fitch é o terceiro recebido pelo ABANCA desde novembro passado, depois dos aplicados pela Moody’s e DBRS. Com este último, recebido no mês de fevereiro, a entidade atingiu a categoria de rating A. Desde abril de 2022, o ABANCA conta com classificações de grau de investimento das quatro agências que o qualifica, DBRS, Moody’s, Fitch e Standard and Poor´s.