DBRS sobe classificação do ABANCA em um nível para BBB (high) com perspetiva estável
- A agência de notação financeira justificou a sua decisão com base na diversificação recorrente das receitas, qualidade dos ativos e forte posição de financiamento e liquidez
A decisão da agência reconhece a melhoria contínua e a diversificação das receitas recorrentes, apoiada por uma integração adequada das aquisições efetuadas nos últimos anos. A DBRS destacou ainda na sua avaliação que a qualidade dos ativos do banco (melhor do que a dos seus pares comparáveis em termos nacionais) foi um fator determinante para decidir subir novamente o rating da instituição.
Tendência positiva apesar do ambiente económico atual
Nos últimos meses, apesar do ambiente económico difícil, a trajetória do ABANCA continua a ser avaliada positivamente por todas as agências de rating que o classificam, tornando-a a instituição que mais tem melhorado as suas notações nos últimos anos. Desde abril de 2022, o ABANCA tem grau de investimento nas quatro agências que a classificam: Moody's, Fitch, DBRS e S&P. No caso de DBRS, a nova classificação é apenas um nível abaixo do escalão A low (baixo) - A high (alto).