ABANCA lança a 10.ª edição do seu Programa para Startups
- O concurso está aberto a startups com ideias disruptivas nos setores das fintech, insurtech, regtech, cibersegurança, sustentabilidade e outras tecnologias aplicáveis à atividade da instituição.
- O programa celebra a sua 10.ª edição, consolidando-se como uma referência no setor empresarial.
- As candidaturas devem ser apresentadas entre 21 de janeiro e 17 de março através do website ABANCA Innova.

Alta resolução Será redirecionado para outro site e será aberto em nova janela
10 edições que consolidam o programa como uma referência no sector do empreendedorismo.
O Programa ABANCA Innova Startups celebra este ano a sua décima edição com números de participação excecionais ao longo deste período. No total, nas nove edições anteriores, 493 startups candidataram-se ao programa, o que o consolida como uma referência no noroeste peninsular. Destas startups, as propostas de 238 foram analisadas pelos executivos do ABANCA para verificar se o seu projeto era adequado para uma prova de conceito. Após essas nove edições, mais de 21 provas de conceito (PoC)Será redirecionado para outro site foram concluídas. Alguns exemplos destes projetos que saíram do ABANCA Innova são detetores de fraude em situações de roubo de identidade, validação legal de reuniões à distância, avaliações imobiliárias fiáveis, certificação de tecnologias sustentáveis de acordo com a regulamentação, avaliação do impacto ambiental da atividade empresarial, entre outros.
Início do programa em abril e primeiro bootcamp em maio
Após o processo de receção e análise das propostas, um comité constituído por profissionais de diferentes áreas do banco será responsável pela seleção dos projetos participantes no primeiro workshop, que terá lugar em abril. As startups selecionadas passarão à fase seguinte: um bootcamp presencial em maio, em que poderão trabalhar com diferentes unidades de negócio do ABANCA para definir o caso de uso, desenhar o piloto, quantificar custos e identificar necessidades tecnológicas.
Última fase: prova de conceito com o ABANCA
As startups que chegarem à fase final terão a oportunidade de efetuar uma prova de conceito (PoC) com o ABANCA. Por outras palavras, terão a oportunidade de realizar um teste real com a entidade, onde verão a sua ideia materializar-se e poderão mostrar ao mercado o valor acrescentado da sua proposta. Durante este processo, cada empresa emergente terá um mentor corporativo específico e receberá um acompanhamento detalhado por parte da equipa do ABANCA Innova.
Em todas essas fases, as startups contarão com o apoio de profissionais de diferentes áreas do ABANCA e com a colaboração da HubINSerá redirecionado para outro site, uma empresa especializada em inovação e empreendedorismo.
O programa tem muitas outras vantagens, como a possibilidade de aceder às instalações do ABANCA Innova na Corunha, um espaço de coworking onde as startups podem trabalhar em conjunto com os profissionais do ABANCA e o seu ecossistema empreendedor. O ABANCA Innova também oferece a possibilidade de receber investimento direto de capital. Para o efeito, as empresas poderão participar nos diferentes Startups Days da instituição e assistir aos principais eventos de investimento do ecossistema empreendedor nacional.