ABANCA inicia operação nos EUA com abertura de sucursal em Miami
- ABANCA conta já presença em 10 países
- ABANCA continua a crescer após a compra do Deutsche Bank PCC em Portugal e da Caixa Geral de Depósitos em Espanha
O ABANCA iniciou, esta quarta-feira, a operação no sistema financeiro dos Estados Unidos da América com a abertura da sucursal em Miami, na Flórida. Para além de Espanha, o ABANCA está presente em 10 países da Europa e América, através de uma rede internacional de 14 filiais: um nos EUA, quatro em Portugal e outro na Suíça; e, ainda, escritórios de representação no Brasil, México, Panamá, Venezuela, França, Alemanha, Suíça e Reino Unido.
A cerimónia de inauguração contou com a presença de Juan Carlos Escotet Rodríguez, Presidente do ABANCA, Francisco Botas, CEO, dos conselheiros Eduardo Eraña e Pedro López, de Alfonso Caruana, Diretor-geral dos Negócios Internacionais, e Mónica Vázquez, Diretora da sucursal em Miami.
A escolha de Miami para o centro de operações do ABANCA nos EUA centrou-se no seu papel de relevo enquanto porta de entrada para inúmeras empresas espanholas no mercado americano, e por ser um local onde reside uma ampla comunidade de cidadãos de origem espanhola, portuguesa e latino-americana. Com esta entrada nos EUA, aprovada em outubro pela Reserva Federal norte-americana, o ABANCA poderá passar a prestar serviços financeiros em todo o país.
Esta aposta permite, ainda, ao ABANCA reforçar o crescimento nos mercados com elevado potencial e, especialmente, no segmento de empresas e clientes particulares, com o acompanhamento de projetos locais e internacionais e, através de um serviço altamente personalizado.
Localização no distrito financeiro
O balcão do ABANCA em Miami está situado na zona de Brickell, o centro financeiro da cidade. A equipa responsável pelo seu funcionamento é formada por 12 pessoas, quatro de nacionalidade espanhola e oito norte-americanos. Este novo centro foi desenhado de acordo com os princípios do novo modelo de sucursais do Banco, já implementado em Espanha e em outros países, como Portugal. As suas principais características são espaços mais amplos e abertos, garantido uma maior proximidade com o cliente e o uso intensivo de tecnologia.
ABANCA em crescimento
A abertura do balcão em Miami está alinhada com o plano de crescimento internacional que o Banco tem seguido nos últimos anos. O primeiro passo foi reabrir, em 2015, um escritório de representação em Frankfurt, na Alemanha. Nesse mesmo ano deu início à sua atividade comercial no México, e posteriormente, em 2017, solidificou a sua presença no país com uma empresa de crédito a empresas. Também em 2017, o ABANCA abriu o primeiro escritório de representação no Brasil.
O ABANCA encontra-se ainda a realizar outro tipo de operações para reforçar o crescimento, nomeadamente através da aquisição a Popular Servicios Financieros, e a compra da operação do Deutsche Bank PCC Portugal. Mais recentemente, concluiu a aquisição da Caixa Geral de Depósitos em Espanha.