ABANCA e Crédit Agricole Assurances analisam projeto ibérico de seguros no Porto
- O Comité Global de Alianças é o órgão executivo máximo dentro dos grupos de trabalho que impulsionam o projeto para o seu lançamento em Portugal e Espanha em 2021.
- Outras áreas da aliança entre os dois grupos são a compra da entidade espanhola Bankoa pelo ABANCA e a assinatura de um acordo comercial de âmbito internacional.
ABANCA e Crédit Agricole Assurances realizaram hoje, no Porto, a primeira reunião de acompanhamento do projeto de seguros gerais lançado por ambos os grupos em 2019 para operar no mercado ibérico. Esta primeira reunião faz parte do modelo de governação acordado nessa altura por ambas as entidades e conta, de facto, com o nível executivo máximo no conjunto de equipas que já estão a trabalhar no desenvolvimento do projeto. O Comité Global de Alianças reúne os principais executivos de ambas as partes. Do lado do ABANCA participaram na reunião o Presidente Juan Carlos Escotet Rodríguez, o CEO Francisco Botas e o Diretor Geral do ABANCA Seguros, Álvaro García Diéguez. Do lado do Crédit Agricole Assurances, estiveram presentes o CEO Philippe Dumont e o Head of International Division, Guillaume Oreckin. O acordo de colaboração entre o Crédit Agricole Assurances, primeira entidade europeia em bancassurance, e o ABANCA, a principal instituição financeira do noroeste da Península Ibérica, envolve a criação de uma joint-venture 50/50. A empresa, denominada ABANCA Seguros Generales, irá oferecer ao mercado de seguros em Portugal e Espanha produtos inovadores, apoiados em soluções tecnológicas de ponta e acompanhados por uma experiência diferenciada ao cliente. Está previsto que os primeiros produtos cheguem ao mercado ibérico no início de 2021.
Outros projetos em comum
A colaboração no mercado dos seguros faz parte de uma aliança mais ampla entre o ABANCA e o Crédit Agricole. No mês passado, ambos os grupos anunciaram a aquisição pelo ABANCA do Bankoa, uma entidade que opera essencialmente no norte de Espanha. Além disso, o ABANCA e o Crédit Agricole chegaram a um acordo comercial de âmbito internacional através do qual cada entidade será parceiro preferencial da outra nos países em que apenas uma delas opera.