ABANCA e Crédit Agricole assinam acordo de colaboração comercial e financeira
- ABANCA e Crédit Agricole passam a ser parceiros preferenciais nos países onde apenas um deles opera.
- Acordo permitirá também que os clientes do Bankoa beneficiem das capacidades de ambos os grupos em Espanha e outros países.
O ABANCA e o Crédit Agricole chegaram a um acordo comercial de âmbito internacional em que ambas as entidades passam a ser parceiras preferenciais nos países onde apenas uma delas opera. O acordo surge após a formalização da venda do Bankoa e um ano após o início da colaboração entre as duas entidades com a criação de uma joint-venture para desenvolver o negócio de seguros não vida em Portugal e Espanha. Com esta aliança, o ABANCA e o Crédit Agricole vão promover o acesso aos serviços bancários e de financiamento nos países onde o outro está presente, ampliando assim a capacidade de apoio internacional conjunto aos clientes, com especial destaque para França, Espanha, Portugal, Itália, Europa Central, Norte de África, Médio Oriente e Ásia. No que diz respeito aos clientes particulares, ambos os grupos vão desenvolver serviços transacionais e de financiamento entre os países que representem valor acrescentado para os clientes. O acordo de colaboração comercial entre o ABANCA e o Crédit Agricole permitirá também aos clientes do Bankoa beneficiar das capacidades de ambos os grupos, tanto no mercado espanhol como noutros países. Este acordo inclui diversos serviços financeiros e oferece benefícios para o segmento de clientes empresariais como particulares. No segmento de PMEs e empresas, representa a continuidade de praticamente todos os serviços que o grupo Crédit Agricole prestou ao Bankoa até agora no âmbito do negócio internacional, tais como programas de emissão de garantias no estrangeiro e serviços de apoio às empresas.
Aliança a longo prazo
A compra do Bankoa e este acordo comercial representam um avanço na aliança estratégica que o ABANCA e o Crédit Agricole mantêm desde 2019. O primeiro resultado foi a criação de uma joint-venture para desenvolver o negócio de seguros não vida em Portugal e Espanha. Esses acordos foram discutidos na reunião realizada na terça-feira, 29 de setembro, entre o presidente e CEO do ABANCA, Juan Carlos Escotet Rodríguez e Francisco Botas, respetivamente, e a equipa de gestão do Crédit Agricole, liderada pelo CEO adjunto, Xavier Musca.