ABANCA conclui compra do EuroBic e torna-se a sétima entidade bancária em Portugal
- O ABANCA multiplica por quatro a sua base de clientes em Portugal e triplica o seu volume de negócios e a sua rede comercial
- A entidade comprada irá operar sob a nova marca EuroBic ABANCA até que a integração tecnológica esteja concluída em 2025
- O EuroBic ABANCA será gerido por um conselho de administração composto, maioritariamente, por administradores portugueses
- Os clientes EuroBic irão beneficiar de uma rede comercial mais extensa, com presença em 11 países, de uma poderosa plataforma de banca digital e de uma oferta financeira ampla e especializada
A operação foi concluída oito meses após o acordo de compra e venda assinado pelas duas partes e depois de recebidas as aprovações relevantes dos diferentes reguladores: Autoridade da Concorrência Portuguesa e Banco Central Europeu.
A aquisição do EuroBic reforça exponencialmente o posicionamento do ABANCA em Portugal e torna-o numa das principais entidades bancárias do país. Em grandes números, multiplica por quatro a sua base de clientes, até 325 mil, e por 3,5 a sua rede comercial, com 251 agências, distribuídas pelos 18 distritos do país e pelas regiões autónomas dos Açores e da Madeira, enquanto, multiplica por 2,6 o seu volume de negócios, ultrapassando os 20,3 mil milhões de euros.
“A aquisição do EuroBic tem um claro sentido estratégico para o ABANCA, devido ao dinamismo do mercado português, a sua inter-relação económica com a Galiza e com Espanha, e as sinergias que proporciona ao nosso projeto. É a operação corporativa mais significativa que desenvolvemos até à data, e a segunda em Portugal desde que inauguramos esta fase de crescimento internacional em 2018 com uma clara vocação de consolidação ibérica”, afirma Juan Carlos Escotet Rodríguez, Presidente do ABANCA.
Na mesma linha, Francisco Botas, CEO do ABANCA destaca que “com a incorporação do EuroBic ganhamos eficiência e capacidade comercial para estarmos mais próximos dos nossos clientes e melhorar a qualidade do serviço e, adicionalmente, reforçar linhas de negócio prioritárias no nosso modelo de especialização com o qual poderemos oferecer respostas adaptadas às necessidades de cada segmento com o máximo valor acrescentado”.
Esta nova operação corporativa, a décima que o ABANCA realiza nos seus dez anos de atividade, coloca-o como o sétimo banco em Portugal.
Modelo organizacional do Banco
A gestão do EuroBic ABANCA será realizada através do conselho de administração, que será presidido por Juan Carlos Escotet Rodríguez e composto por 12 administradores, maioritariamente portugueses, e que contam com um comprovado percurso profissional. Os novos administradores são Francisco Botas, Ana da Cunha Barros, Manuel López Figueroa, Pedro Azevedo Maia, Filomena Oliveira, Rita Lourenço, José Azevedo Pereira, Susana Nereu, Miguel Antunes, Rui Lopes e Alfonso Caruana.
Por seu lado, Pedro Pimenta continuará a exercer as funções de Country Head do ABANCA Portugal.
Mudança de marca
A entidade irá operar sob a marca EuroBic ABANCA até que, ao longo de 2025, se conclua o processo de integração tecnológica e operacional do negócio. Durante este fim-de-semana e, de forma gradual, até à conclusão do processo serão realizados trabalhos de implementação da nova imagem exterior e de remoção dos anteriores elementos de marca nas agências, serviços centrais e caixas ATM. Este logótipo de transição será também apresentado nos diferentes canais digitais (web, banca eletrónica e mobile), bem como nos cartões de crédito e débito.
A integração permitirá ao ABANCA crescer em negócios estratégicos para a entidade, como a banca de empresas, especialmente nos segmentos de negócios e agrícola. Da mesma forma, contribuirá para reforçar o seu posicionamento em linhas prioritárias como fundos de investimento e aconselhamento financeiro, em que o ABANCA Portugal conta com uma experiência relevante; e crescer no negócio de seguros, acquiring e soluções de meios de pagamento.
Com a integração no ABANCA, os clientes do EuroBic poderão aceder a uma rede comercial mais extensa, com presença em 11 países da Europa e da América, a uma poderosa plataforma de banca remota e a soluções digitais inovadoras, bem como a uma gama de produtos e serviços mais ampla, especializada para cada perfil.