ABANCA conclui a compra do Bankoa em seis meses
- Realizou-se hoje o primeiro conselho de administração do Bankoa depois de fechado o negócio com o Grupo ABANCA, em San Sebastián.
- Imagem corporativa das agências do Bankoa será renovada já este fim de semana para refletir a incorporação no Grupo ABANCA.
- ABANCA ultrapassa os 93 mil milhões de euros de volume de negócios e soma 33 novas agências.
Depois das autorizações finais do Banco Central Europeu (BCE) e da Comisión Nacional del Mercado de Valores (CNMV), o processo de compra do Bankoa, anteriormente detido pelo Crédit Agricole, ficou concluído hoje. Estiveram presentes na assinatura do contrato, o Presidente do ABANCA, Juan Carlos Escotet Rodríguez, e o CEO, Francisco Botas. Da parte do Crédit Agricole Pyrénées Gascogne, estiveram também presentes o Presidente, Marc Didier, o Diretor-Geral, Paul Carite, e o CFO, Fernando Villanueva, e, da parte do Crédit Agricole S.A. (CASA), Francois Rameau, Senior Country Officer Iberia.
Na manhã de hoje, teve também lugar o primeiro conselho de administração do Bankoa na sua nova etapa dentro do Grupo ABANCA. Como prova da confiança do ABANCA no modelo e presença local do Bankoa, sete administradores não executivos e independentes da entidade basca permanecem na equipa, assim como o administrador-executivo, Jesús Suárez.
Crescimento e complementaridade
Com esta operação, o ABANCA reforça o seu posicionamento, incorporando um negócio complementar à sua estratégia, com amplas possibilidades de desenvolvimento e com ativos de qualidade. Além de complementar e aumentar a sua rede na zona norte de Espanha, a incorporação do Bankoa reforça segmentos de negócios que são prioritários no plano estratégico do ABANCA, como empresas e gestão de património e oferece potencial de crescimento em linhas como o ativo circulante, negócios, consumo e seguros.
A entidade galega aumenta, assim, o volume de negócios em 4.267 milhões de euros, (1.754 milhões de euros em crédito a clientes, 1.496 milhões de euros em depósitos e 1.017 milhões de euros em fundos fora do balanço), para os 93.850 milhões de euros. A rede comercial conta com mais 30 agências e 3 centros de empresas situados sobretudo em Euskadi, mas também em Navarra, La Rioja e Madrid, e soma mais de 40 mil novos clientes, entre particulares e empresas. A aquisição do Bankoa inclui a celebração de um acordo comercial de âmbito internacional entre o ABANCA e o Crédit Agricole, no qual cada uma destas entidades se compromete a ser parceiro de referência e preferencial nos países onde apenas uma delas opere. A integração do Bankoa no ABANCA não pressupõe nenhuma alteração operacional para os clientes do Bankoa que manterão as condições dos seus contratos. Também não altera o modelo de atendimento dos clientes recebidos pela equipa do Bankoa, cujas agências serão renovadas durante o fim de semana para incorporar a imagem corporativa do ABANCA.
Próxima integração tecnológica
Uma vez concluído o negócio, o ABANCA inicia agora o processo de integração do Bankoa na sua plataforma tecnológica. Este processo, que deve estar terminado no último trimestre deste ano, vai permitir aos clientes do Bankoa beneficiar de todas as vantagens de pertencer ao Grupo ABANCA.
Entre elas destacam-se maiores capacidades tecnológicas, atendimento personalizado numa rede de 700 agências em Espanha e 70 agências noutros países, o acesso a 1.100 ATM´s, e a uma equipa especializada em segmentos como empresas, banca privada e pessoal, seguros, agricultura, mar e crédito ao consumo, uma maior diversificação de produtos e uma presença internacional em 11 países da Europa e América.